Entretanto, ganha do mandarim e do espanhol – a primeira e segunda posições, respectivamente – se o considerarmos como segunda, terceira ou quarta língua de falantes espalhados pelo mundo todo.
Esses dados dizem muito sobre o idioma – o inglês é a língua mais influente do globo.
A importância desse idioma não é nenhuma novidade. As novas gerações, desde cedo, são incentivadas a estudar inglês como forma de garantir um futuro cheio de oportunidades profissionais.
Mas, devido à imaturidade e à falta de visibilidade prática da relevância da língua, muitos jovens não lhe dão a devida atenção.
Nunca é tarde demais para recomeçar seus estudos. Veja alguns bons motivos para você voltar a estudar o idioma e descobrir a importância do inglês na carreira acadêmica, pois ele conquistou a preferência nas pesquisas e publicações acadêmicas:
1 – O inglês é fundamental para a formação acadêmica
Os alunos que não falam inglês perdem muitas oportunidades na vida acadêmica e deixam de ter acesso a informações essenciais. Muito embora possa ser traduzida, a aprendizagem feita no idioma de origem é sempre mais produtiva, já que expressões e detalhes relevantes não são perdidos.
2 – O inglês abre portas
As oportunidades oferecidas pela universidade vão além do ensino tradicional: projetos de pesquisa, tutoriais, bolsas e intercâmbios. O inglês costuma ser usado como critério de desempate nesses processos de seleção ou até mesmo requisito mínimo.
3 – É o idioma das pesquisas
Para desenvolver um trabalho sobre determinado tema, é imprescindível dominar o inglês, tanto para consultar materiais como para escrever a pesquisa ou parte dela. Mesmo que um tradutor faça esta parte, é importante que o autor do trabalho saiba se a tradução foi bem-feita e realmente corresponde às suas ideias.